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Perguntas Frequentes: Vem Estudante

  • Como solicitar o cartão e qual a documentação necessária?

    A solicitação deverá ser feita OBRIGATORIAMENTE   pelo serviço web http://vempostovirtual.vemgranderecife.com.br/institucional  (devendo no ato do cadastro informar um email válido para recebimento da senha de acesso).
    Após a requisição deverá aguardar a resposta sobre a emissão e entrega do cartão.

    Documentação necessária:

    • Carteira de Estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio
    • RG original (maiores de 16 anos) ou cópia da Certidão de Nascimento (menores de 16 anos)
    • Cópia do comprovante de residência (com CEP)
    • CPF

    Universitários

    Levar também  declaração original de vínculo do semestre em vigor devidamente carimbada e assinada, ou boleto bancário devidamente pago do semestre em vigor, ou ainda comprovante de matrícula devidamente carimbado e assinado do semestre em vigor.

    Secundaristas que no ano anterior cursaram Pré-vestibular, Supletivos ou Cursos Técnicos

    Levar também original do comprovante de matrícula do ano vigente ou declaração de vínculo da escola.

    O seu VEM Estudante será emitido e entregue na hora.

  • Meu cartão não está funcionando, o que devo fazer?

    Compareça ao Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua das Ninfas, 278 – Boa Vista, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados,  levando seu cartão VEM Estudante e a Carteira de Estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio.

  • Como posso bloquear o meu cartão?

    A solicitação de bloqueio  poderá ser realizada  pelo serviço de WhatsApp no telefone nº (81) 3320-2001 ou serviço web  http://vempostovirtual.vemgranderecife.com.br/institucional (devendo no ato do cadastro informar um email válido para recebimento da senha de acesso) e também através do nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone (81) 3125-7858, de segunda a sábado das 7h às 17h, exceto feriados.

  • Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?

    No máximo, 48 horas após a solicitação do bloqueio.

  • Como posso solicitar a 2ª via do VEM Estudante?

    A solicitação deverá ser realizada OBRIGATORIAMENTE   através do serviço web:  http://vempostovirtual.vemgranderecife.com.br/institucional, devendo no ato do cadastro informar um email válido para recebimento da senha de acesso e através desses  serviços, o pagamento da taxa equivalente a 6 tarifas do 1º Anel A (inteira), deverá ser realizado via PIX ou Cartão de Crédito. O cartão será entregue no dia agendado e os créditos remanescentes do cartão bloqueadoserão transferidos para o cartão de 2ª via a partir de 3 (três) diascontados após o dia da emissão, através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus

  • Estudante de pré-vestibular tem direito ao cartão VEM Estudante?

    Sim. Todos os alunos de cursos pré-vestibulares que estudam em instituições habilitadas para emissão da carteira de estudante, segundo critérios do Grande Recife Consórcio de Transportes, podem solicitar o cartão VEM Estudante. No ato da solicitação, os estudantes devem portar:

    • Carteira de estudante em vigor , homologada pelo Grande Recife Consórcio;
    • CPF;
    • Comprovante de matricula do semestre em vigor ou declaração de vínculo;
    • Comprovante de Residência com CEP.
  • Qual o limite de créditos por mês? E durante as férias?

    Todo estudante tem direito a utilizar 70 (setenta) créditos por mês e 8 (oito) créditos por dia em qualquer período do ano.

    Informações sobre requisição de aumento de limite de crédito acesse: http://www.granderecife.pe.gov.br/sitegrctm/servicos/bilhetagem-eletronica/vem-estudante/

  • Qualquer pessoa pode efetuar a recarga do meu cartão?

    A recarga pode ser feita pelo próprio estudante. No caso do secundarista, também pelos responsáveis declarados na Carteira de Estudante. E no caso do universitário, pelos responsáveis cadastrados no sistema.

  • Em caso de mudança de curso ou de instituição, preciso fazer um novo cartão?

    Não. Apenas acesse o serviço de WhatsApp através do telefone  (81) 3320-2001  e solicite a atualização cadastral, mas tenha em mãos:

    • Carteira de estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio;
    • CPF;
    • Declaração de vínculo devidamente carimbada e assinada do semestre em curso.
  • Por que devo apresentar meu cartão também ao cobrador?

    É um dos deveres do estudante, citado no Regulamento do Passe Escolar-2003, art. 19, assim como a Carteira de Estudante também deve ser apresentada.

  • O que acontecerá ao meu cartão se for utilizado por outra pessoa?

    Caso seja identificado, seu cartão será bloqueado, correndo o risco de ser cancelado. O cartão é de uso pessoal e intransferível.

  • O que fazer quando a carteira de estudante perder a validade?

    Deverá, acessar OBRIGATORIAMENTE o serviço de WhatsApp o aplicativo de celular VEM Posto Virtual (android) ou serviço web http://vempostovirtual.vemgranderecife.com.br/institucional devendo no ato do cadastro informar um email válido para recebimento da senha de acesso, para fazer a atualização do cadastro ou EXCEPCIONALMENTE em casos de divergências, comparecer pessoalmente ao Posto de Atendimento do VEM, situado na Rua das Ninfas, 278 – Boa Vista no horário das 8h às 13h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, portando, CPF, RG, Carteira de Estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio, e no caso do Universitário, também a declaração original de vínculo, devidamente carimbada e assinada do semestre em curso, ou boleto bancário original do semestre em vigor devidamente pago, ou ainda comprovante de matrícula original do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado. Caso não atualize não será possível realizar compras nas máquinas de autoatendimento, nos aplicativos de celular “PontoCertoVem”, Cittamobi” e Recarga Pay” e na internet a informação apresentada será:

    “Não é permitido fazer pedido para estudante com data de validade vencida”.

  • Qual o prazo de garantia do cartão?

    A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data de emissão, desde que o cartão esteja com os dados da sua numeração legível, possibilitando sua identificação no sistema, observado os cuidados específicos listados no item abaixo. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente e os créditos  remanescentes serão transferidos para o novo cartão dentro do prazo de 3(três) dias, contados após o dia da solicitação, através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus.

    Cuidados: O cartão não deve ser dobrado, perfurado, amassado, molhado, nem ficar exposto ao sol, calor e agentes abrasivos. Não é recomendado escrever no cartão.