Perguntas Frequentes: Vem Estudante
-
Como solicitar o cartão e qual a documentação necessária?
A solicitação deverá ser feita OBRIGATORIAMENTE pelo serviço web https://cartaovem.com.br/ ou pelo App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar o seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso.
Após a requisição deverá aguardar o email sobre a validação dos documentos e após o recebimento acessar novamente o serviço para agendamento da entrega do cartão.Documentação necessária:
- Carteira de Estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio
- RG original (maiores de 16 anos) ou cópia da Certidão de Nascimento (menores de 16 anos)
- Cópia do comprovante de residência (com CEP)
- CPF
Universitários
Apresentar também declaração original de vínculo do semestre em vigor devidamente carimbada e assinada, ou boleto bancário devidamente pago do semestre em vigor, ou ainda comprovante de matrícula devidamente carimbado e assinado do semestre em vigor.
Secundaristas que no ano anterior cursaram Pré-vestibular, Supletivos ou Cursos Técnicos
Apresentar também original do comprovante de matrícula do ano vigente ou declaração de vínculo da escola.
O seu VEM Estudante será emitido e entregue no dia e horário agendado.
-
Meu cartão não está funcionando, o que devo fazer?
Compareça ao Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua das Ninfas, 278 – Boa Vista, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, levando seu cartão VEM Estudante e a Carteira de Estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio.
-
Como posso bloquear o meu cartão?
A solicitação de bloqueio deverá ser realizada pelo serviço web https://cartaovem.com.br/ ou App Cartão VEM (Android e IOS) (devendo no ato do cadastro informar o seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso).
-
Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?
No máximo, 48 horas após a solicitação do bloqueio.
-
Como posso solicitar a 2ª via do VEM Estudante?
A solicitação deverá ser realizada OBRIGATORIAMENTE através do serviço web: https://cartaovem.com.br/ ou pelo App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar o seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso e através desse serviço, o pagamento da taxa equivalente a 6 tarifas do 1º Anel A (inteira), deverá ser realizado com PIX. O cartão será entregue no dia agendado e os créditos remanescentes do cartão bloqueado, poderão ser transferidos para o cartão de 2ª via nas máquinas de autoatendimento na opção RECARGA DE CRÉDITO ou através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus.
-
Estudante de pré-vestibular tem direito ao cartão VEM Estudante?
Sim. Todos os alunos de cursos pré-vestibulares que estudam em instituições habilitadas para emissão da carteira de estudante, segundo critérios do Grande Recife Consórcio de Transportes, podem solicitar o cartão VEM Estudante. No ato da solicitação, os estudantes devem portar:
- Carteira de estudante em vigor , homologada pelo Grande Recife Consórcio;
- CPF;
- Comprovante de matricula do semestre em vigor ou declaração de vínculo;
- Comprovante de Residência com CEP.
-
Qual o limite de créditos por mês? E durante as férias?
Todo estudante tem direito a utilizar 70 (setenta) créditos por mês e 8 (oito) créditos por dia em qualquer período do ano.
Informações sobre requisição de aumento de limite de crédito acesse: http://www.granderecife.pe.gov.br/sitegrctm/servicos/bilhetagem-eletronica/vem-estudante/
-
Qualquer pessoa pode efetuar a recarga do meu cartão?
Sim, desde que tenha em mãos o cartão físico ou a numeração correta do mesmo.
-
Em caso de mudança de curso ou de instituição, preciso fazer um novo cartão?
Não. Apenas acesse o serviço web https://cartaovem.com.br/ ou o App Cartão VEM (Android e IOS) e solicite a “atualização da carteira de estudante”, mas tenha em mãos:
- Carteira de estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio;
- CPF;
- Declaração de vínculo devidamente carimbada e assinada do semestre em curso.
-
Por que devo apresentar meu cartão também ao cobrador?
É um dos deveres do estudante, citado no Regulamento do Passe Escolar-2003, art. 19, assim como a Carteira de Estudante também deve ser apresentada.
-
O que acontecerá ao meu cartão se for utilizado por outra pessoa?
Caso seja identificado, seu cartão será bloqueado, correndo o risco de ser cancelado. O cartão é de uso pessoal e intransferível.
-
O que fazer quando a carteira de estudante perder a validade?
Deverá acessar OBRIGATORIAMENTE o serviço web https://cartaovem.com.br/ ou o App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar o seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso, para realizar a Atualização da Carteira de Estudante ou EXCEPCIONALMENTE, em casos de divergências, comparecer pessoalmente ao Posto de Atendimento do VEM, situado na Rua das Ninfas, 278 – Boa Vista no horário das 7h às 13h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, portando, CPF, RG, Carteira de Estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio, e no caso do Universitário, também a declaração original de vínculo, devidamente carimbada e assinada do semestre em curso, ou boleto bancário original do semestre em vigor devidamente pago, ou ainda comprovante de matrícula original do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado. Caso não atualize não será possível realizar compras nas máquinas de autoatendimento, nos aplicativos de celular “PontoCertoVem”, Cittamobi” e Recarga Pay” e na internet a informação apresentada será:
“Não é permitido fazer pedido para estudante com data de validade vencida”.
-
Qual o prazo de garantia do cartão?
A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data de emissão, desde que o cartão esteja com os dados da sua numeração legível, possibilitando sua identificação no sistema, observado os cuidados específicos listados no item abaixo. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente e os créditos remanescentes serão transferidos para o novo cartão dentro do prazo de 3(três) dias, contados após o dia da solicitação, através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus.
Cuidados: O cartão não deve ser dobrado, perfurado, amassado, molhado, nem ficar exposto ao sol, calor e agentes abrasivos. Não é recomendado escrever no cartão.