Perguntas Frequentes: Vem Comum
-
O cartão tem algum custo?
Sim, o custo do cartão é de R$ 4,00, podendo ser adquirido nos caixas de atendimento do Posto de Atendimento do VEM da Soledade, bem como, nas máquinas de autoatendimento do Posto do VEM e nas Estações de BRT e nesse caso, o valor mínimo será de R$ 10,00, onde será debitado o valor de R$ 4,00 da taxa da aquisição do cartão. Sabendo-se que as máquinas de autoatendimento não dão troco e só recebem cédulas de R$ 5,00, R$ 10,00, R$ 20,00, R$ 50,00 e R$ 100,00 .
-
O cartão é recarregável?
Sim, e o carregamento poderá ser realizado nas Máquinas de Autoatendimento instaladas nas Estações de BRT, Terminais Integrados e no Posto de Atendimento do VEM situado à Rua das Ninfas, 278- Boa Vista no horário das 7h às 17h, sem incidência de taxa para compras realizadas em dinheiro. Podendo também ser carregado nas redes credenciadas do Varejo e nesse caso será cobrada uma taxa de conveniência sobre o valor da recarga.
-
É possível acompanhar o saldo do cartão?
Sim. O saldo pode ser acompanhado nos validadores dos ônibus ou nos validadores do Posto de Atendimento do Vem na Rua das Ninfas, 278 – Boa Vista.
-
O que são validadores?
Os validadores são equipamentos que fazem a leitura das informações contidas nos cartões, bastando a sua aproximação. Eles verificam se existe saldo suficiente, descontam o valor da tarifa e liberam automaticamente a catraca. Caso o saldo seja insuficiente, a catraca não será liberada.
-
O Cartão Vem Comum tem garantia?
A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data da primeira carga, desde que o cartão esteja com os dados da sua numeração legível, possibilitando sua identificação no sistema, observado os cuidados específicos listados no item abaixo. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente e os créditos remanescentes serão transferidos para o novo cartão dentro do prazo de 3(três) dias, contados após o dia da solicitação, através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus. .
-
Quais os cuidados que você deve ter com o seu Cartão Vem Comum?
O cartão não deve ser dobrado, perfurado, amassado, molhado, nem ficar exposto ao sol, calor e agentes abrasivos. Não é recomendado escrever no cartão.
-
Caso meu Cartão Vem Comum deixe de funcionar o que devo fazer?
Nesse caso a solicitação de segunda via deverá ser realizada OBRIGATORIAMENTE através do serviço web: https://cartaovem.com.br/ ou App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar o seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso e através desse serviço, o pagamento da taxa equivalente a 6 tarifas do 1º Anel A (inteira), deverá ser realizado com PIX. Mas será necessário vincular o seu CPF ao cartão VEM Comum para o qual deseja emitir a 2ª via. Lembrando que só será possível vincular 01(hum) cartão por CPF. Após a solicitação, o cartão será entregue no dia agendado e os créditos remanescentes do cartão bloqueado, poderão ser transferidos para o cartão de 2ª via nas máquinas de autoatendimento na opção RECARGA DE CRÉDITO ou através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus em até 03(três) dias.
-
O VEM Comum pode ser utilizado mais de uma vez na mesma viagem?
Sim, pois é um cartão que não está vinculado a qualquer benefício social, por isso não tem restrição de uso. Podendo ser usado quantas vezes forem necessárias até o limite do saldo de crédito existente no mesmo, inclusive por mais de uma pessoa na mesma viagem.
-
O que acontece em caso de perda, roubo ou furto do cartão VEM Comum?
Como o cartão Vem Comum é um cartão ao portador, não estando vinculado a uma pessoa, não será possível o seu bloqueio e, consequentemente, a recuperação dos créditos.
Caso o seu cartão VEM Comum esteja vinculado ao seu CPF, a solicitação de bloqueio deverá ser realizada pelo serviço web https://cartaovem.com.br/ ou App Cartão VEM (Android e IOS), (devendo no ato do cadastro informar um email válido para recebimento do link de acesso).
Em caso de dúvidas acesse o CHAT contido na parte inferior do site https://cartaovem.com.br/ ou App Cartão VEM (Android IOS) ou ainda o serviço de WhatsApp (81) 3320-2001 na opção 3.
-
Quantos cartões uma pessoa pode adquirir?
A quantidade que desejar, porém será cobrada a taxa de R$ 4,00 pela aquisição de cada cartão. No entanto, apenas 01(um) cartão poderá ser vinculado por CPF e uma vez vinculado, em caso de perda do mesmo deverá requisitar uma segunda via, não sendo possível desvincular o mesmo.
-
Como funciona o carregamento do VEM COMUM nas estações BRT?
Se você já possui o cartão VEM COMUM, poderá realizar a compra a partir do valor mínimo de R$ 5,00, devendo o valor da compra resultar sempre em múltiplos de R$ 5,00, já que as máquinas de carregamento só aceitam cédulas de R$ 5,00, R$ 10,00, R$ 20,00, R$ 50,00 e R$ 100,00.
Caso você não possua o cartão VEM COMUM e queira adquiri-lo no ato da compra, haverá uma cobrança da taxa de aquisição do cartão no valor de R$ 4,00, no entanto, o valor mínimo da compra deverá ser igual ou superior a R$ 10,00. Lembrando que haverá o desconto da taxa de R$ 4,00 e que as máquinas não recebem cédulas de R$ 2,00.
Para maior agilidade no acesso das Estações BRT e evitar filas, carregue antecipadamente o seu cartão VEM Comum nas REDES credenciadas mediante o pagamento da taxa de conveniência ou no Posto de Atendimento do VEM da Soledade com a cobrança do valor de R$ 4,00 referente a taxa de aquisição do cartão.
Ressalvamos que para compras realizadas em dinheiro nas máquinas de autoatendimento instaladas nos BRT’s e Terminais Integrados e no Posto de Atendimento do VEM das Rua das Ninfas, não haverá a incidência no valor da compra da cobrança da taxa de conveniência, apenas o custo do cartão no caso de aquisição do mesmo