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Perguntas Frequentes: Vem Passe Livre RMR

  • Como solicitar o cartão e qual a documentação necessária?

    Para obter o VEM PASSE LIVRE RMR, o estudante deve se dirigir até a sua escola para realizar a atualização cadastral e solicitar o cartão. Após a escola enviar as informações do estudante para o Consórcio Grande Recife, para a emissão do cartão o estudante deverá realizar o agendamento no site www.atendimentovem.com.br.

    Após o agendamento do VEM PASSE LIVRE RMR, o estudante deverá comparecer pessoalmente, no dia e hora agendada, ao Posto de Atendimento VEM, situado na Rua da Soledade, 259 – Boa Vista, portando obrigatoriamente:

    • Número do protocolo de agendamento
    • Documentos originais com foto
    • CPF próprio (crianças também serão obrigadas a possuir o seu próprio CPF e apresentá-lo)
    • Comprovante de residência atual
  • Meu cartão não está funcionando, o que devo fazer?

    Compareça ao Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 – Boa Vista, das 8h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, exceto feriados,  levando seu cartão VEM PASSE LIVRE RMR e a Carteira de Estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio.

  • Como posso bloquear o meu cartão?

    Dirija-se ao Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 – Boa Vista, das  8h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.  O estudante deverá levar a sua carteira de estudante ou algum outro documento de identificação com foto.

    Em caso de bloqueio pelo responsável pelo estudante, também deverá ser apresentado seu original de documento oficial de identificação com foto e algum documento com os dados do estudante (Certidão de Nascimento, RG, Carteira de Estudante, etc). Só serão permitidos bloqueios pelos responsáveis cadastrados no sistema (no caso de estudantes universitários) ou identificados na Carteira de Estudante (no caso de estudantes secundaristas).

    Ou ainda através do telefone (81) 3182-5553 de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, exceto feriados e do telefone (81) 3125-7858 de segunda a sábado das 7h às 19h, exceto feriados. Ressalvando-se, porém, que  no ato da solicitação de bloqueio deverão ser informados os dados pessoais e inerentes ao cartão Vem Estudante para efetivação do mesmo, e caso haja divergência de informação, o relativo bloqueio só será feito pessoalmente no Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 – Boa Vista, no horário das 8h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

  • Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?

    No máximo, 48 horas após a solicitação do bloqueio.

    • Como posso solicitar a 2ª via do VEM PASSE LIVRE RMR?

    Após efetuar o bloqueio do cartão, procure o Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 – Boa Vista, portando carteira de estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio, mais original e cópia da declaração de vínculo devidamente carimbada e assinada do semestre em curso, ou boleto bancário devidamente pago do semestre em vigor ou ainda comprovante de matrícula do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado, no horário das 8h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Será necessário pagar o valor equivalente a 6 tarifas do 1º Anel A (inteira). O cartão será entregue na hora e os créditos remanescentes do cartão bloqueado, serão transferidos para o cartão de 2ª via a partir de 3 (três) dias, contados após o dia da solicitação, através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus.

  • Qual o limite de créditos por mês? E durante as férias?

    Todo estudante tem direito a utilizar 44 (quarenta e quatro) créditos por mês.

  • Qualquer pessoa pode efetuar a recarga do meu cartão?

    A recarga do VEM PASSE LIVRE RMR de duas passagens por dia é realizada mensalmente pelo GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Caso o estudante deseje complementar os créditos, poderá realizar a recarga complementar.

  • Em caso de mudança de curso ou de instituição, preciso fazer um novo cartão?

    Não. Apenas comunique a sua instituição de ensino e  compareça ao Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 – Boa Vista das 8h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, para alterar seu cadastro, portando:

    • Carteira de estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio.
    • Declaração de vínculo devidamente carimbada e assinada do semestre em curso.
  • Por que devo apresentar meu cartão também ao cobrador?

    É um dos deveres do estudante, citado no Regulamento do Passe Escolar-2003, art. 19, assim como a Carteira de Estudante também deve ser apresentada.

  • O que acontecerá ao meu cartão se for utilizado por outra pessoa?

    Caso seja identificado, seu cartão será bloqueado, correndo o risco de ser cancelado. O cartão é de uso pessoal e intransferível.

  • O que fazer quando a carteira de estudante perder a validade?

    Deverá, pessoalmente, fazer a atualização do cadastro, inclusive biométrico, no Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua da Soledade, 259 – Boa Vista das 08:30h às 17:30 h de segunda à sexta-feira, exceto feriados , portando a Carteira de Estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio, e no caso do Universitário, também a declaração original de vínculo, devidamente carimbada e assinada do semestre em curso, ou boleto bancário original do semestre em vigor devidamente pago, ou ainda comprovante de matrícula original do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado. Caso não atualize não será possível realizar compras, e na internet a informação apresentada será:

    “Não é permitido fazer pedido para estudante com data de validade vencida”.

  • Os créditos eletrônicos tem validade?

    Sim. Os créditos eletrônicos tem validade de 180 dias, contados a partir da data do seu pagamento,  conforme estabelecido na  LEI Nº 15.190, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013 no seu artigo 17.

  • Após o recebimento do meu Cartão VEM PASSE LIVRE RMR posso continuar utilizando o Cartão VEM ESTUDANTE?

    No seu caso, o seu cartão VEM Estudante, permanecerá liberado para carregamento até o dia em que for realizada a primeira carga do VEM PASSE LIVRE RMR através do Governo do Estado de Pernambuco. Uma vez realizado o crédito do PASSE LIVRE RMR o Vem Estudante não poderá mais ser carregado, podendo apenas serem utilizados os créditos que por ventura existirem nele. Entretanto, caso deseje adquirir os 26 créditos complementares, poderá fazer a compra através do Cartão PASSE LIVRE RMR, mas será necessário comprovar o vínculo escolar e possuir a carteira de estudante em vigor.