Perguntas Frequentes: Vem Passe Livre RMR
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Como solicitar o cartão e qual a documentação necessária?
Para obter o VEM PASSE LIVRE RMR, o estudante precisa está regularmente matriculado na REDE DE ENSINO ESTADUAL e cotistas da Universidade de Pernambuco-UPE e deverá procurar a secretaria da sua Instituição e verificar se está enquadrado na condição do direito ao PASSE LIVRE RMR. Se confirmada, verificar ainda junto à secretaria da Instituição se existe a confirmação do envio dos seus dados DE FORMA CORRETA para a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
Após toda confirmação, o estudante deverá requisitar a primeira via do cartão pelo serviço web https://cartaovem.com.br/ ou pelo App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso.
Após o processo da requisição, deverá agendar a data para recebimento do cartão no local e horário informado e no dia agendado, comparecer para recebimento do cartão portando obrigatoriamente:
- Protocolo do agendamento
- Documentos originais
- OBRIGATORIAMENTE RG (ou Certidão de Nascimento para menores de 16 anos)
- CPF próprio (crianças também serão obrigadas a possuir o seu próprio CPF e apresentá-lo)
- SE POSSUIR: Carteira de estudante vigente, no caso de Universitário apresentar também comprovante de matrícula original devidamente carimbado e assinado ou boleto pago do semestre em vigor;
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Meu cartão não está funcionando, o que devo fazer?
Compareça ao Posto de Atendimento do VEM, situado na Rua das Ninfas, 278 – Boa Vista, no horário das 7h às 13h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, levando seu cartão VEM Passe Livre RMR e se possuir, a carteira de estudante em vigor no modelo homologado pelo Grande Recife Consórcio.
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Como posso bloquear o meu cartão?
A solicitação de bloqueio deverá ser realizada pelo serviço web https://cartaovem.com.br/ ou pelo App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar o seu CPF um email válido para recebimento do link de acesso.
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Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado e como solicitar a 2ª via?
No máximo, 48 horas após a solicitação do bloqueio.
- Como posso solicitar a 2ª via do VEM PASSE LIVRE RMR?
A solicitação deverá ser realizada OBRIGATORIAMENTE através do serviço web: https://cartaovem.com.br/ ou App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar o seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso e através desse serviço, o pagamento da taxa equivalente a 6 tarifas do 1º Anel A (inteira), deverá ser realizado com PIX. O cartão será entregue no dia agendado e os créditos remanescentes do cartão bloqueado, poderão ser transferidos para o cartão de 2ª via nas máquinas de autoatendimento na opção RECARGA DE CRÉDITO ou através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus em até 03(três) dias.
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Qual o limite de créditos por mês? E durante as férias?
Todo estudante tem direito a utilizar 44 (quarenta e quatro) créditos por mês.
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Qualquer pessoa pode efetuar a recarga do meu cartão?
A recarga do VEM PASSE LIVRE RMR de duas passagens por dia é realizada mensalmente pelo GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Caso o estudante deseje complementar os créditos, poderá realizar a recarga complementar.
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Em caso de mudança de curso ou de instituição, preciso fazer um novo cartão?
Não. Apenas comunique a sua instituição de ensino e acesse o serviço web https://cartaovem.com.br/ ou o App Cartão VEM (Android e IOS), para atualizar o seu cadastro caso possua Carteira de Estudante:
- SE POSSUIR, carteira de estudante em vigor, no modelo homologado pelo Grande Recife Consórcio.
- Declaração de vínculo devidamente carimbada e assinada do semestre em curso.
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Por que devo apresentar meu cartão também ao cobrador?
É um dos deveres do estudante, citado no Regulamento do Passe Escolar-2003, art. 19, assim como a Carteira de Estudante também deve ser apresentada.
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O que acontecerá ao meu cartão se for utilizado por outra pessoa?
Caso seja identificado, seu cartão será bloqueado, correndo o risco de ser cancelado. O cartão é de uso pessoal e intransferível.
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O que fazer quando a carteira de estudante perder a validade?
Deverá, acessar exclusivamente o serviço web https://cartaovem.com.br/ ou o App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastramento informar o seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso, para solicitar a ATUALIZAÇÃO DA CARTEIRA DE ESTUDANTE e em caso de divergências, comparecer pessoalmente ao Posto de Atendimento do VEM, situado na Rua das Ninfas, 278 – Boa Vista no horário das 7h às 13h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, portando, CPF, RG, Carteira de Estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio, e no caso do Universitário, também a declaração original de vínculo, devidamente carimbada e assinada do semestre em curso, ou boleto bancário original do semestre em vigor devidamente pago, ou ainda comprovante de matrícula original do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado. Caso não atualize não será possível realizar compras nas máquinas de autoatendimento, nos aplicativos de celular “PontoCertoVem”, Cittamobi” e Recarga Pay” e na internet a informação apresentada será:
“Não é permitido fazer pedido para estudante com data de validade vencida”.
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Após o recebimento do meu Cartão VEM PASSE LIVRE RMR posso continuar utilizando o Cartão VEM ESTUDANTE?
No seu caso, o seu cartão VEM Estudante, permanecerá liberado para carregamento até o dia em que for realizada a primeira carga do VEM PASSE LIVRE RMR através do Governo do Estado de Pernambuco. Uma vez realizado o crédito do PASSE LIVRE RMR o Vem Estudante não poderá mais ser carregado, podendo apenas serem utilizados os créditos que por ventura existirem nele. Entretanto, caso deseje adquirir os 26 créditos complementares, poderá fazer a compra através do Cartão PASSE LIVRE RMR, mas será necessário comprovar o vínculo escolar e possuir a carteira de estudante em vigor.