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Perguntas Frequentes: Vem Passe Livre RMR

  • Como solicitar o cartão e qual a documentação necessária?

    Para obter o VEM PASSE LIVRE RMR, o estudante precisa está regularmente matriculado na REDE DE ENSINO ESTADUAL e cotistas da Universidade de Pernambuco-UPE e deverá procurar a secretaria da sua Instituição e verificar se está enquadrado na condição do direito ao PASSE LIVRE RMR. Se confirmada, verificar ainda junto à secretaria da Instituição se existe a confirmação do envio dos seus dados DE FORMA CORRETA para a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.

    Após toda confirmação, o estudante deverá requisitar a primeira via do cartão  pelo serviço web https://cartaovem.com.br/ ou pelo App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar  seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso.

    Após o processo da requisição, deverá agendar a data para recebimento do cartão no local e horário informado e no dia agendado, comparecer para recebimento do cartão portando obrigatoriamente:

    • Protocolo do agendamento
    • Documentos originais
    • OBRIGATORIAMENTE RG (ou Certidão de Nascimento para menores de 16 anos)
    • CPF próprio (crianças também serão obrigadas a possuir o seu próprio CPF e apresentá-lo)
    • SE POSSUIR: Carteira de estudante vigente, no caso de Universitário apresentar também comprovante de matrícula original devidamente carimbado e assinado ou boleto pago do semestre em vigor;
  • Meu cartão não está funcionando, o que devo fazer?

    Compareça ao Posto de Atendimento do VEM, situado na Rua das Ninfas, 278  – Boa Vista, no horário das 7h às 13h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, levando seu cartão VEM Passe Livre RMR e se possuir, a carteira de estudante em vigor no modelo homologado pelo Grande Recife Consórcio.

     

  • Como posso bloquear o meu cartão?

    A solicitação de bloqueio  deverá ser realizada pelo  serviço web https://cartaovem.com.br/ ou pelo App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar  o seu CPF um email válido para recebimento do link de acesso.

  • Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado e como solicitar a 2ª via?

    No máximo, 48 horas após a solicitação do bloqueio.

    • Como posso solicitar a 2ª via do VEM PASSE LIVRE RMR?

    A solicitação deverá ser realizada OBRIGATORIAMENTE   através do serviço web:  https://cartaovem.com.br/ ou App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar o seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso e através desse  serviço, o pagamento da taxa equivalente a 6 tarifas do 1º Anel A (inteira), deverá ser realizado com PIX. O cartão será entregue no dia agendado e os créditos remanescentes do cartão bloqueado, poderão ser transferidos para o cartão de 2ª via nas máquinas de autoatendimento na opção RECARGA DE CRÉDITO ou  através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus em até 03(três) dias.

     

  • Qual o limite de créditos por mês? E durante as férias?

    Todo estudante tem direito a utilizar 44 (quarenta e quatro) créditos por mês.

  • Qualquer pessoa pode efetuar a recarga do meu cartão?

    A recarga do VEM PASSE LIVRE RMR de duas passagens por dia é realizada mensalmente pelo GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Caso o estudante deseje complementar os créditos, poderá realizar a recarga complementar.

  • Em caso de mudança de curso ou de instituição, preciso fazer um novo cartão?

    Não. Apenas comunique a sua instituição de ensino e acesse o serviço web https://cartaovem.com.br/ ou o App Cartão VEM (Android e IOS), para atualizar o seu cadastro caso possua Carteira de Estudante:

    • SE POSSUIR, carteira de estudante em vigor, no modelo homologado pelo Grande Recife Consórcio.
    • Declaração de vínculo devidamente carimbada e assinada do semestre em curso.

     

  • Por que devo apresentar meu cartão também ao cobrador?

    É um dos deveres do estudante, citado no Regulamento do Passe Escolar-2003, art. 19, assim como a Carteira de Estudante também deve ser apresentada.

  • O que acontecerá ao meu cartão se for utilizado por outra pessoa?

    Caso seja identificado, seu cartão será bloqueado, correndo o risco de ser cancelado. O cartão é de uso pessoal e intransferível.

  • O que fazer quando a carteira de estudante perder a validade?

    Deverá, acessar exclusivamente  o serviço web https://cartaovem.com.br/ ou o App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastramento informar o seu CPF e um email válido para recebimento do link de acesso, para solicitar a ATUALIZAÇÃO DA CARTEIRA DE ESTUDANTE   e em caso de divergências, comparecer pessoalmente ao Posto  de Atendimento do VEM, situado na Rua das Ninfas, 278 – Boa Vista no horário das 7h às 13h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, portando, CPF, RG, Carteira de Estudante em vigor, homologada pelo Grande Recife Consórcio, e no caso do Universitário, também a declaração original de vínculo, devidamente carimbada e assinada do semestre em curso, ou boleto bancário original do semestre em vigor devidamente pago, ou ainda comprovante de matrícula original do semestre em vigor devidamente carimbado e assinado. Caso não atualize não será possível realizar compras nas máquinas de autoatendimento, nos aplicativos de celular “PontoCertoVem”, Cittamobi” e Recarga Pay” e na internet a informação apresentada será:

    “Não é permitido fazer pedido para estudante com data de validade vencida”.

  • Após o recebimento do meu Cartão VEM PASSE LIVRE RMR posso continuar utilizando o Cartão VEM ESTUDANTE?

    No seu caso, o seu cartão VEM Estudante, permanecerá liberado para carregamento até o dia em que for realizada a primeira carga do VEM PASSE LIVRE RMR através do Governo do Estado de Pernambuco. Uma vez realizado o crédito do PASSE LIVRE RMR o Vem Estudante não poderá mais ser carregado, podendo apenas serem utilizados os créditos que por ventura existirem nele. Entretanto, caso deseje adquirir os 26 créditos complementares, poderá fazer a compra através do Cartão PASSE LIVRE RMR, mas será necessário comprovar o vínculo escolar e possuir a carteira de estudante em vigor.