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Perguntas Frequentes: Vem Trabalhador

  • Como faço para solicitar o cartão VEM Trabalhador?

    Funcionário

    Procure o setor de RH da empresa onde trabalha.

    Pessoa Jurídica

    Faça o cadastro da empresa no site VEM Grande Recife. Após a aprovação do cadastro, a empresa receberá um e-mail de confirmação. Depois do recebimento deste e-mail, efetue o cadastro dos empregados.

    Pessoa Física

    Essa opção deve ser utilizada pelas pessoas que possuem funcionários particulares, tais como empregadas domésticas, jardineiros, motoristas, babás etc. O empregador deve realizar seu cadastro e, após confirmação, cadastrar seus funcionários.

  • Como recarregar o cartão?

    Existem três formas de recarregar o cartão:

    • Pela internet. A empresa deverá fazer o pedido de créditos na área de recarga online do Vem Trabalhador.Os cartões receberão os créditos automaticamente no validador dos ônibus em até 3 dias úteis após pagamento do boleto.
    • Na DCOM-Divisão de Comercialização do GRCTM , situado na Av. Caxangá 2.200, Parque de Exposição de Animais, por trás do Banco do Brasil, das  8h às 16h de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O contratante deverá gerar um boleto bancário no valor total da compra de créditos no site www.granderecife.pe.gov.br, quitá-lo em qualquer agência do Banco do Brasil e recolher todos os cartões que receberão os créditos. Só serão recarregados cartões já emitidos.
    • No Posto de Atendimento do VEM, situado à Rua das Ninfas, 278  – Boa Vista, de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.   A compra de crédito do VEM TRABALHADOR, só poderá ser realizada mediante o pagamento em espécie, devendo no ato da compra o portador estar de posse do cartão VEM Trabalhador no qual deseja efetuar a recarga.
  • É cobrada alguma taxa?

    É cobrada apenas uma taxa de serviços sobre o valor da recarga para compras online.

  • Quanto tempo após o pagamento do boleto os créditos são liberados?

    Em até três dias úteis.

  • O que fazer em caso de roubo/perda do cartão?

    A solicitação de bloqueio  deverá ser realizada  pelo  serviço web https://cartaovem.com.br/   ou pelo App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar o seu CPF um email válido para recebimento do link de acesso.

  • Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?

    No máximo, 48 horas após a solicitação.

  • Como solicitar a 2ª via do cartão?

    A solicitação deverá ser realizada OBRIGATORIAMENTE   através do serviço web:  https://cartaovem.com.br/  ou App Cartão VEM (Android e IOS), devendo no ato do cadastro informar um email válido para recebimento do link de acesso e através desse  serviço, o pagamento da taxa equivalente a 6 tarifas do 1º Anel A (inteira), deverá ser realizado via PIX. O cartão será entregue no dia agendado e os créditos remanescentes do cartão bloqueado, poderão ser transferidos para o cartão de 2ª via nas máquinas de autoatendimento na opção RECARGA DE CRÉDITO ou  através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus em até 03(três) dias.

  • Em caso de troca de emprego é preciso fazer um novo cartão?

    Não. O cartão pertence ao usuário. Caso o funcionário não faça mais parte da empresa, esta deverá inativá-lo  na área de vendas online. Caso ele seja contratado por uma nova empresa, esta deverá se encarregar de atualizar o cadastro do funcionário, pedindo o número do seu cartão para inseri-lo no cadastro da empresa.

  • Como receber o cartão (ou cartões)?

    Empresas

    Um representante da empresa deverá fazer o resgate dos cartões no posto de atendimento do VEM no DCOM-Divisão de Comercialização do GRCTM , situado na Av. Caxangá 2.200, Parque de Exposição de Animais, por trás do Banco do Brasil, das  8h às 16h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, mediante agendamento prévio, portando:

    • Autorização emitida pela empresa em papel timbrado, contendo Razão Social e CNPJ da Empresa e a identificação do funcionário, incluindo número de RG do portador que terá que comprovar a identidade.

    Pessoa Física

    Os cartões serão entregues em data previamente agendada, no posto de atendimento do VEM no DCOM-Divisão de Comercialização do GRCTM , situado  na Av. Caxangá 2.200, Parque de Exposição de Animais, por trás do Banco do Brasil, das  8h às 16h de segunda a sexta-feira, exceto feriados, mediante apresentação de RG original e CPF.

  • Quais os procedimentos necessários caso ocorra algum problema durante o acesso ao site VEM TRABALHADOR?

    1 . Limpe o cache no navegador;

    2. Verifique se o Portal de Vendas do VEM está listado como confiável ou se o navegador está bloqueando a execução do javascript;

    3. Alguns antivírus podem considerar as páginas do nosso site como ameaça ao ambiente corporativo. Recomendamos que o Portal de Vendas do VEM esteja cadastrado como confiável na ferramenta de antivírus;

    4. Confira se seu navegador está na versão mais atual. Se possível, tente acessar em outra máquina com versão diferente ou utilizar outro navegador (exemplo: Chrome ou Mozilla Firefox ).

    5. Regras de bloqueio aos sites ou tempo limite configurados em servidores proxy/cache/firewall podem derrubar ou bloquear as conexões em andamento. Recomendamos que o suporte de TI da sua empresa crie uma regra de liberação adequada para o correto funcionamento do Portal de Vendas do VEM;

    Se após estas verificações e ações a situação se repetir, por gentileza, entrem em contato com o nosso SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente  acessando o chat contido no site https://cartaovem.com.br/ ou o App Cartão VEM (Android e IOS) ou ainda pelo serviço de WhatsApp (81) 3320-2001.

  • Qual o prazo de garantia do cartão?

    A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data de emissão, desde que o cartão esteja com os dados da sua numeração legível, possibilitando sua identificação no sistema, observado os cuidados específicos listados no item abaixo. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente e os créditos  remanescentes serão transferidos para o novo cartão dentro do prazo de 3(três) dias, contados após o dia da solicitação, através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus.

    Cuidados: O cartão não deve ser dobrado, perfurado, amassado, molhado, nem ficar exposto ao sol, calor e agentes abrasivos. Não é recomendado escrever no cartão.